Nova Andradina
Monumento aos Ofaié, da Praça Brasil, gera questionamentos da Câmara
CâMARA MUNICIPAL DE NOVA ANDRADINA/CLEVERSON GOUVEIA
O vereador Josenildo Ceará (PT) solicitou esclarecimentos da Prefeitura Municipal sobre a não conclusão do Monumento em homenagem aos Povos Indígenas Ofaié, localizado na Praça Brasil, conforme o projeto original.
Os questionamentos, oficializados no requerimento 124/2025, estão fundamentados em documento encaminhado pelo Professor Doutor Eduardo Martins, da UFMS – Campus de Nova Andradina, o qual revela que a obra do monumento, popularmente conhecido como 'Arco e Flecha dos Ofaié', não manteve as características arquitetônicas originais.
A principal falha notificada, que motivou a apresentação deste requerimento, é a ausência de um elemento arquitetônico de profundo significado cultural: a faixa de ladrilhos amarelos que deveria atravessar todo o arco. Segundo o projeto do arquiteto Eduardo Faust, este detalhe simbolizaria o mel derramado, remetendo ao epíteto dado aos Ofaié como 'povo do mel'.
“A não inserção desse elemento compromete a identidade e a cosmovisão do povo originário, que tem papel fundamental na formação histórica e social de Nova Andradina, desrespeitando, na visão do requerente, a memória e a cultura indígena local', justificativa o parlamentar.
Assim, Ceará elenca 3 questionamentos: qual o motivo pelo qual o monumento não foi finalizado conforme o projeto; se há previsão de retomada e conclusão da obra; e, caso positivo, qual o prazo e o orçamento destinados para a finalidade.
O requerimento segue para análise e respostas dos setores de educação, cultura e infraestrutura, implicados direta e indiretamente neste contexto.
COMENTÁRIOS
PRIMEIRA PÁGINA


