Educação
Escola Luís Cláudio Josué é homenageada na sessão itinerante de Nova Casa Verde
Escola se destaca por práticas inovadoras, integrando tecnologia, ciência e sustentabilidade como ferramentas de aprendizagem e transformação social.
CâMARA MUNICIPAL DE NOVA ANDRADINA/CLEVERSON GOUVEIA
A sessão itinerante realizada em Nova Casa Verde, nesta terça-feira (18), foi marcada pela entrega de moção de parabenização à Escola Municipal Luís Cláudio Josué, localizada no distrito. A iniciativa, proposta pelo vereador, professor Luciano Leal, reconhece o desempenho da instituição em atividades de caráter científico, ambiental e tecnológico, com resultados expressivos alcançados ao longo do ano.
O destaque mais recente veio da participação na MaratonaTech, competição nacional de tecnologia. Orientados pelo professor Tiago Alex de Lima Fantinatti, estudantes do 6º ano C e do 7º ano A identificaram problemas do ambiente escolar e desenvolveram soluções com o uso de inteligência artificial. O trabalho, elaborado por Matheus Albuquerque Dan, Lívia Cabral Biscola, Yasmin Pedrozo Costa, Renato de Souza Rodrigues, Lucas Nascimento Pooter e Samuel Leal de Melo, evidenciou capacidade de inovação, criatividade e pensamento crítico.
A escola também teve forte presença na 9ª Feira de Geociências, apresentando quatro projetos com relevância pedagógica e foco em sustentabilidade. Entre eles, “As Estações e o Reciclar', da Educação Infantil; “Impactos dos Combustíveis Fósseis na Saúde Humana'; “Energia Eólica – Alternativa Sustentável de Energia Limpa'; e “Bacia do Rio Paraná e seus Afluentes'. As iniciativas envolveram diferentes turmas, sob orientação de professores e com protagonismo dos estudantes, que utilizaram maquetes, experimentos práticos e abordagens ambientais para demonstrar os conteúdos estudados.
Outro resultado celebrado foi o desempenho no 3º Concurso de Vídeo “Reutilização de Materiais Recicláveis', em que a aluna Lívia Cabral Biscola apresentou um bebedouro feito de papelão e garrafas PET, reforçando a criatividade e a consciência ambiental estimuladas pela escola.
Em trecho da moção, o autor da propositura afirma todos esses projetos refletem o trabalho conjunto da equipe pedagógica, da gestão — sob direção de Ricardo Aparecido da Paixão e Ana Lúcia de Souza — e das famílias, fortalecendo valores como responsabilidade, solidariedade e respeito ao meio ambiente. “O reconhecimento expressa o mérito e a dedicação de alunos, professores e servidores que têm contribuído para a formação de estudantes mais críticos, participativos e conscientes de seu papel na sociedade', destacou o professor Luciano Leal.
COMENTÁRIOS
PRIMEIRA PÁGINA


