Projeto que fortalece a democracia e aproxima a juventude das instituições públicas recebe homenagem dos vereadores

Iniciativa envolve estudantes do Ensino Médio da Escola Luiz Carlos Sampaio na construção de propostas legislativas e no diálogo direto com o Poder Público

CâMARA MUNICIPAL DE NOVA ANDRADINA/CLEVERSON GOUVEIA


A sessão itinerante realizada em Nova Casa Verde, no dia 18 de novembro, trouxe um exemplo concreto de como a educação pode dialogar diretamente com o poder público. Na ocasião, os vereadores Fábio Zanata (MDB), Gabriela Delgado (MDB) e Josenildo Ceará (PT) entregaram moção de parabenização aos integrantes do Projeto de Cidadania “Escola Participa – A Lei Começa Aqui', desenvolvido na Escola Estadual Luiz Carlos Sampaio.

Idealizado pela professora Cristiane Palagano, o projeto mobilizou estudantes do Ensino Médio em uma jornada que aproxima teoria e prática: compreender o funcionamento das instituições democráticas, discutir problemas reais da comunidade escolar e transformá-los em propostas legislativas (novas legislações e indicações.) A iniciativa contou também com o incentivo do diretor Cássio Alexandre Sarti Figueiredo e do coordenador pedagógico Vitor Matheus Dias de Matos, que acompanharam cada etapa do processo.

A proposta ganhou destaque pela maneira como integra a escola ao cotidiano do Legislativo municipal. Os alunos participaram de rodas de conversa, oficinas de construção de ideias, momentos de estudo e encontros com representantes da Câmara, vivenciando na prática como se constrói uma demanda, como nasce uma proposta de lei e qual é o papel de cada cidadão nesse percurso.

O “Escola Participa – A Lei Começa Aqui' não apenas despertou o interesse dos jovens pela política, mas reforçou a importância de um espaço em que a voz dos estudantes é ouvida e transformada em ação.

A Câmara destacou, ainda, o papel da professora Cristiane Palagano e da equipe gestora da escola, reconhecendo o comprometimento que tornou possível levar a prática cidadã para dentro do ambiente escolar. Para os autores da homenagem, o projeto é um exemplo de educação que estimula reflexão, diálogo e responsabilidade social.

Ao registrar a honraria nos anais da Casa, o Legislativo reforça que iniciativas como esta fortalecem a relação entre escola e comunidade, ampliam a compreensão dos estudantes sobre o papel do Poder Público e mostram que a formação cidadã pode — e deve — estar presente no cotidiano escolar.



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