Meio Ambiente
Bombeiros ampliam atuação na Operação Pantanal 2025 para prevenir incêndios florestais no MS
REDAçãO
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul reforça sua estrutura na Operação Pantanal 2025, mantendo 11 bases avançadas distribuídas em regiões estratégicas do Pantanal para garantir resposta rápida em caso de queimadas.
Mesmo com o aumento dos níveis dos rios, que reduz o risco imediato de incêndios na planície pantaneira, os bombeiros mantêm ações preventivas fortes: brigadas comunitárias foram formadas, campanhas de conscientização acerca do uso do fogo são constantes e queimas prescritas estão sendo realizadas para reduzir a vegetação acumulada de risco.
No primeiro semestre, mais de 600 brigadistas voluntários foram treinados, entre moradores pantaneiros, trabalhadores rurais e servidores públicos, para atuarem no combate inicial aos focos. Além disso, cerca de 250 bombeiros militares receberam capacitação em habilidades especializadas: condução de veículos 4×4, pilotagem de drones, operação de embarcações, manutenção de equipamentos motomecanizados e técnicas avançadas de combate a incêndios florestais.
Um Centro Integrado de Comando e Controle em Campo Grande monitora, em tempo real, focos de calor, condições climáticas e logísticas, coordenando toda a operação por meio do Sistema de Comando de Incidentes.
Essa estratégia conjuga presença territorial, via as bases remotas, com tecnologia e engajamento comunitário, reforçando a capacidade de resposta e minimizando os prejuízos ambientais. Para os bombeiros, a prevenção é tão importante quanto a capacidade de agir rapidamente, assegurando proteção para o bioma e para as populações locais.
COMENTÁRIOS
PRIMEIRA PÁGINA


