Esportes
Duelo entre Inter e Juventude pela Copa do Brasil será no Beira-Rio; veja datas e horários dos dois jogos
A CBF anunciou o estádio colorado como palco da partida de ida da terceira fase do torneio, enquanto Alfredo Jaconi recebe o jogo de volta
CVNEWS/REDAçãO GE
O presidente Jair Bolsonaro avaliou hoje (18) que as viagens à Rússia e à Hungria foram positivas e disse que agradeceu ao presidente russo, Vladimir Putin, por apoiar a soberania brasileira sobre a Amazônia em discussões internacionais. A comitiva do presidente retornou do Leste Europeu e foi diretamente para Petrópolis (RJ), onde um temporal deixou mais de 120 mortos e causou destruição.
'Estive por duas horas a um metro e meio do senhor Vladimir Putin, em uma conversa bastante saudável e até em alguns momentos de descontração, o que demonstra o carinho que tem para conosco. Agradeci a ele em público e em particular também o que nos é muito caro: a nossa região amazônica', disse Bolsonaro, acrescentando que 'é um grande aliado ao nosso lado nessa questão tão cara para nós da soberania nacional'.
O presidente disse ainda que a viagem à Rússia teve como saldo o compromisso do empresariado russo em fornecer fertilizantes ao agronegócio brasileiro, além da palavra final de uma empresa russa de que vai produzir fertilizantes em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. 'Assinamos alguns acordos ou protocolos de intenções voltados para as áreas de defesa e energia, prospecção de petróleo', disse.
A viagem ocorreu em um momento de tensão nas relações entre a Rússia e os países ocidentais da Organização Tratado do Atlântico Norte (Otan), que acusam Moscou de planejar a invasão da Ucrânia, enquanto os russos afirmam se sentir ameaçados por uma possível adesão do vizinho à aliança militar.
O presidente Bolsonaro disse que o assunto também foi discutido entre ele e Putin durante a reunião. 'Tive um contato com Putin por mais de duas horas. Almoçamos. Uma conversa sobre vários assuntos, entre eles, obviamente essa questão que leva certa tensão ao mundo. Uma conversa reservada'.
Sobre a Hungria, Bolsonaro também afirmou que foi bem recebido e foram realizadas reuniões bilaterais de integrantes de seu governo com o país europeu. 'Nossa passagem pela Hungria também foi excepcional', disse.
Edição: Maria Claudia
O Inter já tem data marcada para voltar a jogar no Beira-Rio. Na noite de quarta-feira, a CBF divulgou dias e horários dos jogos atrasados da terceira fase da Copa do Brasil e confirmou o confronto de ida contra o Juventude no estádio colorado. A partida deve marcar o retorno do Inter à sua casa após mais de dois meses, desde que o estádio foi atingido pela enchente em Porto Alegre.
O primeiro jogo será no próximo dia 10, uma quarta-feira, às 19h, no Beira-Rio. O confronto de volta ocorrerá no sábado, 13 de julho, às 16h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, onde o Juventude vem mandando seus jogos normalmente.
A data inicial do primeiro duelo entre as equipes gaúchas seria 31 de abril, mas o confronto foi adiado em razão da destruição causada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Inicialmente, a partida foi transferida para o dia 10 de maio, mas precisou ser novamente adiada.
Veja também + Inter pode voltar a treinar no Beira-Rio ainda neste mês
A última partida no Beira-Rio foi em 28 de abril, em um empate entre Inter e Atlético-GO, pela quarta rodada do Brasileirão. O estádio foi duramente atingido pela enchente, com a água atingindo 80 cm e chegando ao segundo anel de cadeiras. Agora, o complexo está em fase final de recuperação.
Após as partidas adiadas e a paralisação do Brasileirão, Inter e Grêmio têm sido itinerantes como mandantes. O Colorado mandou jogos em quatro estádios, em três cidades diferentes: na Arena Barueri, em São Paulo, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no Heriberto Hülse e no Orlando Scarpelli, em Santa Catarina.
A partida pelo torneio nacional diante do Juventude deverá marcar o retorno colorado ao seu estádio, mas isso pode ocorrer ainda antes. Existe a possibilidade de o confronto contra o Vasco, previsto para o dia 7 de julho pela 15ª rodada do Brasileirão, ocorrer no Beira-Rio. O local, porém, ainda não foi confirmado.
Antes, o Inter ainda terá mais um jogo como mandante. Contra o Atlético-MG, na quarta-feira da próxima semana, o Colorado voltará a jogar no Heriberto Hülse, em Criciúma, pelo Brasileirão.