Xavi explica sua decisão de usar pouco Vitor Roque no Barcelona

Técnico afirma não ver sentido em debate sobre pouca utilização do brasileiro de 19 anos

CVNEWS/REDAçãO GE


Vitor Roque diz que primeiro gol pelo Barcelona é 'um sonho realizado'

Técnico do Barcelona, Xavi deu sua explicação de por que Vitor Roque tem jogado pouco no time espanhol. Segundo o treinador, o atacante brasileiro de 19 anos está atrás na concorrência dentro do elenco e, sobretudo, foi trazido antecipadamente pelo clube a fim de ter uma melhor adaptação.

+ Xavi deixa futuro de Vitor Roque em aberto e ironiza empresário + Deco se irrita com notícia de possível saída de Vitor Roque do Barcelona

- Há um debate que, para mim, não faz sentido. (Vitor Roque) é um jogador em formação. Tem jogadores que estão à frente dele e por isso joga menos, é como entendo. Passei a vida inteira com jogadores jovens - declarou o treinador, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, véspera do confronto com o Almería, pela La Liga, fora de casa.

Ex-Athletico-PR, Vitor Roque desembarcou em Barcelona dias antes da virada do ano e desde janeiro tem sido opção para Xavi. Nesses quatro meses e meio, o brasileiro disputou 13 jogos com a camisa do time catalão, com apenas 310 minutos em campo (média inferior a 24 minutos por partida). Ele tem dois gois marcados.

+ Confira a tabela da La Liga

- A intenção não era que Vitor viesse em dezembro e sim que ficasse lá (no Brasil) e seguisse crescendo. Foi aberta a opção com a lesão de Gavi. Para sua formação, acreditamos que era o melhor (trazer logo), e assim tínhamos a opção de incorporá-lo, para que visse como era o clube - contou Xavi.

Há uma semana, o empresário de Vitor Roque, André Cury, não hesitou em criticar Xavi pela falta de oportunidades ao jovem no Barcelona. Em entrevista à Rádio RAC 1, o agente afirmou que o treinador nem sequer conversa com o brasileiro.

Relacionado para o confronto de segunda-feira contra o Real Sociedad, Vitor Roque não deixou o banco de reservas pela quinta partida seguida. Xavi explicou, em entrevista coletiva, que o brasileiro estava machucado e por isso não atuou na vitória por 2 a 0.

Na segunda-feira passada, a rádio Cadena Ser, da Espanha, noticiou que Vitor Roque não continuará no Barcelona na próxima temporada por não fazer mais parte dos planos de Xavi. O diretor luso-brasileiro Deco já teria tomado a decisão de emprestar a promessa ex-Athletico, segundo o veículo.

O jornal português "A Bola" informou que o Porto tem interesse no atacante, podendo até envolver o meia Pepê, ex-Grêmio, na negociação. A Inter de Milão também desejaria o jovem do Barcelona.



COMENTÁRIOS