Batayporã: Velório de Makarrão devera ser na ADEPORÃ, antiga Fundec, após liberação do corpo pela equipe medica

BATANEWS


Conforme noticiado pelo seu primogênito Juan Pablo Assis Pinto, que trouxe as últimas informações sobre seu pai, o empresário Paulo Aparecido Pinto, o “Makarrão”, (54), na tarde de hoje (11), Pabro reafirmou que, como disse no último comunicado, postado ontem (10), ele se encontrava em morte encefálica, porém, os médicos ainda estavam realizando procedimentos de protocolo para concluírem legalmente a morte. Segundo Pablo, estes procedimentos são demorados, ainda não sabe quando será a liberação do corpo para ser velado. Eles esperam que a liberação é, no mais tardar, amanhã, ou no máximo no sábado. Pablo agradeceu a todos pelas mensagens de carinho e conforto

Makarrão sofreu um AVC (Acedente Vascular Cerebral) na noite deste domingo (08/05), na casa dele em Batayporã, recebeu os primeiros socorros no Hospital Regional de Nova Andradina, fez uma tomografia que indicou um sangramento em uma região muito delicada do cérebro, e foi transferido para Dourados. La ficou em observação, fez outros procedimentos médicos (tomografia), e o cérebro não reagiu a nenhum estímulo e a nenhum teste aplicado pela equipe médica. Segundo o filho. O quadro ocasionou a morte encefálica (cerebral), que na palavra do médico, era praticamente irreversível, devido ao tamanho da lesão.

Em nota, ele disse que pode adiantar, é que ele será velado em Batayporã e sepultado em Presidente Venceslau, a pedido da mãe do falecido.

A princípio o velório será na sede da ADEPORÃ, antiga Fundec, local que também funciona a Associação Comercial, a qual Paulo Aparecido Pinto (Makarrão) era associado, e colaborador das duas entidades.

Conforme seus filhos, houve uma decisão conjunta, e haverá a doação de órgãos do mesmo, tais como, fígado, rins, córneas, coração e pulmões, com isso, poderá salvar a vida de outras pessoas que estão na vila de espera.

O caso ganhou repercussão, durante todos os dias, desde de segunda-feira, por Macarrão, ser muito conhecido na cidade e região. Desde que chegou em Batayporã, se tornou uma pessoa querida pela sua popularidade, sendo um dos primeiros empresários que trabalhou com animação de festas na cidade e região, promovendo bailes nas quermesses, na região, com o Maka J Som, inclusive as famosas paqueras na avenida realizada por ele no final dos anos 80 e inicio dos anos 90.

Grande comunicador, inclusive foi radialista na extinta Rádio Tropical FM em Batayporã, com o programa Macarrão Sertanejo, por mais de 10 anos, ajudava a realizar o Show de Prêmios da Associação Comercial, e leilão nós assentos, juntamente com o amigo Ney Olegário. 

Maka foi idealizador das Lanchonetes “A Patota” e “Lance Livre”, sucesso de público nos anos 80 e 90. Nos últimos anos, se tornou líder comunitário, vindo a presidir a Associação dos Moradores do Bairro Ivo Pereira. Maka, era proprietário da Loja “Maka Variedades”, na Avenida Brasil, no centro da cidade.

Macarrão e pai dos garotos da “Grupo Sempre Tem”, que fazem sucesso por vários estados Brasileiro, e recentemente estiveram em Nova Andradina, em um Show no aniversário da cidade.

Saúde.

O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

É possível sobreviver à doença, com ou sem sequelas, mas o AVC também pode causar morte cerebral. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.

Com o AVC cerebral, as funções vitais controladas pelo cérebro deixam de ser realizadas espontaneamente, provocando o colapso de todos os órgãos em poucos minutos. Com a intervenção de aparelhos, os órgãos continuam ativos por alguns dias, no máximo até uma semana.



COMENTÁRIOS