Esportes
Flamengo é o único brasileiro na lista das 50 marcas mais valiosas do mundo entre clubes
Time carioca aparece em 49º no ranking da Brand Finance; Real Madrid lidera lista
FOLHA/LUCIANO TRINDADE
O Flamengo é único clube fora da Europa presente no ranking das 50 marcas mais valiosas do futebol, de acordo com estudo anual da consultoria internacional de marcas Brand Finance.
O time carioca aparece na 49ª posição, com sua marca avaliada em 96 milhões de euros (R$ 493 milhões), logo à frente da Fiorentina, da Itália, avaliada em 95 milhões de euros (R$ 488 milhões), e atrás do Benfica, de Portugal, com sua marca estimada em 101 milhões de euros (R$ 519 milhões).
Celtic, da Escócia, 113 milhões de euros (R$ 581 milhões), Ajax, da Holanda, 182 milhões de euros (R$ 936 milhões), além de Benfica e Flamengo são os únicos que não atuam em uma das cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), de acordo com o coeficiente da Uefa.
O valor atribuído ao Flamengo é quase o dobro do segundo colocado considerando apenas o top 10 entre equipes do Brasil, que tem o Palmeiras atrás do time rubro-negro, estimado em 52 milhões de euros (R$ 267 milhões).
Entre os cinco primeiros na lista brasileira aparecem também Grêmio (R$ 232 milhões), São Paulo (R$ 186 milhões) e Corinthians (R$ 147 milhões).
Segundo o diretor da Brand Finance, Eduardo Chaves, apesar de ter clubes com grande tradição e torcidas numerosas, o Brasil leva desvantagem diante de times europeus por causa do câmbio monetário. 'Quando dolarizamos os valores, os times brasileiros acabam não gerando receita comparada em dólar aos times estrangeiros', diz.
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De acordo com o levantamento, os clubes brasileiros 'tiveram um desempenho muito forte na pesquisa de fãs de futebol Brand Finance 2022, com os fãs associando-os tanto a fortes métricas futebolísticas (como a presença de craques e disputa por troféus) quanto a importantes atributos de imagem (como reputação, sustentabilidade, inovação)'.
O estudo avaliou também a força das marcas. Neste caso, o Flamengo se mantém na liderança na lista de clubes brasileiros, porém o Corinthians aparece em segundo, com Palmeiras, São Paulo e Internacional na sequência.
'O Corinthians é percebido como a segunda marca mais inovadora do Brasil e a 5ª globalmente. Projetos inovadores, como o lançamento de sua plataforma de estádio virtual e o aumento do engajamento dos torcedores, garantem ao clube a associação com inovação', descreve o estudo.
€1,5 bilhão (R$ 7,7 bilhões)
€1,3 bilhão (R$ 6,6 bilhões)
€1,3 bilhão (R$ 6,6 bilhões)
€1,3 bilhão (R$ 6,6 bilhões)
€1,3 bilhão (R$ 6,6 bilhões)
€1,1 bilhão (R$ 5,6 bilhões)
€1,0 bilhão (R$ 5,1 bilhões)
€873 milhões (R$ 4,4 bilhões)
€855 milhões (R$ 4,3 bilhões)
€793 milhões (R$ 4 bilhões)
€705 milhões (R$ 3,6 bilhões)
€579 milhões (R$ 2,9 bilhões)
€517 milhões (R$ 2,6 bilhões)
€495 milhões (R$ 2,5 bilhões)
€294 milhões (R$ 1,5 bilhão)
€272 milhões (R$ 1,39 bilhão)
€269 milhões (R$ 1,38 bilhão)
€244 milhões (R$ 1,2 bilhão)
€205 milhões (R$ 1,05 bilhão)
€203 milhões (R$ 1,04 bilhão)
€202 milhões (R$ 1,03 bilhão)
€191 milhões (R$ 982 milhões)
€191 milhões (R$ 982 milhões)
€189 milhões (R$ 972 milhões)
€186 milhões (R$ 956 milhões)
€183 milhões (R$ 941 milhões)
€182 milhões (R$ 936 milhões)
€182 milhões (R$ 936 milhões)
€181 milhões (R$ 931 milhões)
€178 milhões (R$ 915 milhões)
€169 milhões (R$ 869 milhões)
€168 milhões (R$ 864 milhões)
€167 milhões (R$ 859 milhões)
€157 milhões (R$ 807 milhões)
€154 milhões (R$ 792 milhões)
€152 milhões (R$ 782 milhões)
€145 milhões (R$ 746 milhões)
€142 milhões (R$ 730 milhões)
€132 milhões (R$ 679 milhões)
€131 milhões (R$ 674 milhões)
€123 milhões (R$ 632 milhões)
€123 milhões (R$ 632 milhões)
€117 milhões (R$ 601 milhões)
€113 milhões (R$ 581 milhões)
€112 milhões (R$ 576 milhões)
€102 milhões (R$ 524 milhões)
€101 milhões (R$ 519 milhões)
€101 milhões (R$ 519 milhões)
€96 milhões (R$ 493 milhões)
€95 milhões (R$ 488 milhões)
O valor da marca é entendido como o benefício econômico líquido que um proprietário de marca obteria ao licenciar a marca no mercado. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação aos seus concorrentes, como o alcance de ações de marketing, por exemplo.
A definição desses valores é feita por meio dos critérios definidos pela ISO (International Organization for Standardization, em português, Organização Internacional para Padronização), baseados em três pilares: mercado, custo e receita.
Eduardo Chaves afirma, ainda, que as métricas do estudo podem ajudar os clubes a fazer uma gestão profissional de suas marcas. 'Sabemos que é preciso profissionalizar e tratar as marcas dos clubes de futebol como um ativo estratégico, e é isso que nossa pesquisa faz, mostra os atributos de cada time e mede seu valor para que as marcas esportivas possam ser gerenciadas da mesma forma que as grandes corporações de marcas.'
No topo da lista mundial aparece o Real Madrid, com sua marca estimada em 1,5 bilhão de euros (R$ 7,7 bilhões).
O clube de Madri lidera a lista pelo quarto ano consecutivo. 'O Real Madrid é agora claramente a marca dominante no negócio global do futebol. Por quatro anos, eles têm sido a marca mais valiosa graças em grande parte ao seu sucesso comercial fora do campo', diz trecho do estudo.
Ainda segundo o relatório, o Real Madrid registrou um aumento de 19% no valor de sua marca em relação ao ano passado impulsionado por uma combinação de força de marca aprimorada além de uma trajetória de receita positiva.
O crescimento representa uma reversão na queda de 10% no valor de marca registrado no ano passado, de acordo com o estudo, devido às incertezas provocadas pela pandemia de Covid-19 e pelo sentimento mais fraco dos fãs devido ao plano fracassado da criação da Superliga Europeia, encabeçada pelo clube.
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Na segunda posição da lista aparece o Manchester City como a segunda marca mais valiosa do futebol, avaliada em 1,3 bilhão de euros (R$ 6,6 bilhões), tecnicamente empatado com o Barcelona, o Liverpool e o Manchester United, nesta ordem.
De acordo com o estudo, o crescimento do time de Pep Guardiola pode ser creditado ao bom desempenho em campo, com a conquista da Premier League 2021/22, além de ter sido finalista da Champions League em 2020/2021 e semifinalista na atual edição.
Das dez marcas mais valiosas do futebol mundial, seis são da Inglaterra —Manchester City (2º), Liverpool (4º), Manchester United (5º), Tottenham (8º), Chelsea (9º) e Arsenal (10º).