Geral
Em Batayporã, campanha Faça Bonito tem marco simbólico e reforça mecanismos de denúncia
PM BATAYPORã
A campanha Faça Bonito, de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, teve seu ato de encerramento em Batayporã nesta sexta-feira (20). Ao lado da Lagoa do Sapo, a Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes (Comcex), autoridades e parceiros locais realizaram o plantio da flor laranja, símbolo da mobilização, e reforçaram a mensagem preventiva. O ato foi transmitido ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook.
Na ocasião, que também contou com a presença dos colaboradores da Rede Municipal de Assistência Social, Polícia Militar, Polícia Civil, além dos conselhos municipais Tutelar e de Direitos da Criança e do Adolescente, o prefeito Germino Roz e a primeira-dama Thayse Melo destacaram a atuação da Comcex e o papel da rede no apoio às vítimas e na conscientização da sociedade sobre o tema.
“Quando analisamos os índices, infelizmente constatamos que a maioria dos casos de abuso acontece no próprio ambiente familiar. O perigo maior é dentro de casa e não podemos pensar que todas as casas são seguras como a nossa. É preciso ficar atento aos sinais, ouvir o que uma criança pode dizer e não menosprezá-la. É muito melhor errarmos por uma denúncia que pode ser apurada e ser um engano, do que nos omitirmos e permitirmos que uma criança sofra', afirmou a primeira-dama.