Agricultura
Agro se prepara para adição energética com fontes renováveis, diz presidente da Abag
Congresso promovido pela entidade destacou papel das agroalianças no fortalecimento do setor independemente de governo
CANAL RURAL/VICTOR FAVERIN
O 24º Congresso da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) destacou nesta segunda-feira (11), em São Paulo, o fortalecimento de parcerias através das chamadas agroalianças.
De acordo com o presidente da entidade, Caio Carvalho, o tema vem na esteira de conversas com parceiros internacionais do setor brasileiro, em que ficou definido que o agronegócio não tem condições de ficar sujeito a mudanças de governo para se desenvolver.
“Temos que trabalhar no sentido de ofertar produtos com a maior competitividade possível, ou seja, com mais produtividade e sustentabilidade.”
A segurança alimentar e energética também foram questões discutidas no Congresso. De acordo com Carvalho, se é preciso ter mais oferta de alimentos para viabilizar a crescente demanda populacional, de outro é necessário reduzir a pegada de carbono, algo que se faz com novas tecnologias, como a inteligência artificial, que, por sua vez, também é altamente demandante de energia.
“Portanto, eu tenho um crescimento tal de energia que a palavra transição energética é muito mais hoje adição energética, mas que essa adição se faça com energia renovável. Então, essa é a dinâmica e é para isso que o agro se prepara”, finaliza o presidente da Abag.
COMENTÁRIOS


