Presidente do PSB discorda de Lula sobre as críticas a Israel

Partido aliado ao Planalto solta nota que país judeu tem demonstrado capacidade de dialogar diplomaticamente, “não apenas matar”

PODER360


Na foto, Luiz Inácio Lula da Silva (esq.), Geraldo Alckmin (dir.) e Carlos Siqueira (centro) durante a campanha do petista à presidência em 2022

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, publicou, nesta 4ª feira (2.out.2024), nota em que discorda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as críticas do governo a Israel. O partido, de esquerda, é aliado do Planalto.

“Ao contrário do que afirma o presidente Lula, Israel tem demonstrado, ao longo de sua história, capacidade tanto para dialogar diplomaticamente quanto para se defender, e não apenas ‘matar'”, disse Siqueira em seu perfil no Instagram.

Lula criticou na 2ª feira (30.set) os ataques do país judeu no Líbano e afirmou que há uma “chacina' em curso na Faixa de Gaza. Segundo o petista, o governo de Benjamin Netanyahu, premiê de Israel, está “atacando e matando pessoas inocentes' na tentativa de atingir o Hezbollah e o Hamas no Líbano e em Gaza, respectivamente.

O presidente do PSB disse que “apesar das muitas guerras iniciadas por países árabes com a clara intenção de aniquilar o Estado de Israel, o país nunca se recusou a negociar”. Siqueira ainda afirmou que é necessário que o governo adote uma abordagem e nomenclatura apropriada à gravidade da “ameaça” dos “grupos terroristas”.

Lula já relativizou mortes em Israel e sugeriu que reação é desproporcional. O presidente também já comparou os ataques israelenses ao Holocausto durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) –o que incomodou o governo do país.



COMENTÁRIOS