Esportes
Gallardo chega à sexta semifinal de Libertadores e iguala recorde de Felipão
Técnico do River Plate é o único a alcançar essa etapa da competição sul-americana seis vezes com o mesmo time; próximo adversário no caminho para a final será o Atlético-MG
GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE
O técnico Marcelo Gallardo voltou para o River Plate para ampliar seu peso na história da Conmebol Libertadores. O treinador alcançou as semifinais da principal competição da América do Sul pela sexta vez na história, igualando o recorde de Luiz Felipe Scolari . Também estabeleceu uma marca só para si.
O Atlético-MG será o adversário do River Plate na próxima fase da Libertadores.
Gallardo é o único técnico a chegar a seis semifinais da Libertadores com o mesmo time. Ele fez isso com o River Plate em 2015, 2017, 2018, 2019, 2020 e agora em 2024. A classificação deste ano veio após a vitória por 1 a 0 sobre o Colo-Colo, na terça-feira, no Monumental de Núñez— o estádio também será o palco da final.
Felipão atingiu essa etapa da competição o mesmo número de vezes, mas por três times diferentes: Grêmio (1995 e 1996), Palmeiras (1999, 2000 e 2018) e Athletico-PR (2022). O treinador brasileiro era o único a passar para seis semifinais até esta semana.
Nem mesmo o lendário Carlos Bianchi, maior vencedor da Libertadores com quatro títulos (um pelo Vélez Sarsfield e três pelo Boca Juniors), chegou a seis semifinais . Ele conseguiu cinco e avançou para a final em todas elas. Renato Gaúcho também tem cinco semifinais.
Apesar do domínio dos times brasileiros em se tratando de campeões, nenhuma outra equipe nos últimos anos alcançou as semis tantas vezes quanto o River Plate de Gallardo . Ele disputou até hoje nove edições da Conmebol Libertadores, sendo campeão em 2015 e 2018.
Foi eliminado nas quartas de final em 2021, para o Atlético-MG, e nas oitavas em 2016 e 2022, para o Independiente del Valle e o Vélez Sarsfield. O técnico argentino vai em busca de sua quarta final.
Marcelo Gallardo retornou ao River Plate em agosto deste ano, depois de uma passagem mal sucedida pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Desde que ele voltou, o time argentino disputou 10 jogos e venceu cinco. O técnico tem no currículo 14 títulos pelo River.