Geral
CNA discute ações de combate à invasão de terras
O assunto foi tema de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, na quarta (19).
CVNEWS/REDAçãO
As maiores compras dos Estados Unidos devem apoiar os preços do óleo de soja nos EUA, que subiram quase 20% este ano para perto de seu maior nível em uma década, alimentando preocupações com a inflação dos alimentos. Confira:
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu as ações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no combate à invasão de terras, na quarta (19).
O assunto foi tema de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, que recebeu o presidente do Incra, César Fernando Schiavon Aldrighi, governo e entidades do setor. Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp Máquinas elétricas estão dominando o agro; Vídeo Máquinas elétricas estão dominando o agro; Vídeo
O assessor técnico de Assuntos Fundiários da CNA, José Henrique Pereira, falou sobre a importância da regularização fundiária e do desenvolvimento dos assentamentos no país para trazer segurança jurídica ao campo.
Ele citou a Lei da Reforma Agrária (n.º 8.629/1993) e frisou a necessidade de se pensar na reforma não exclusivamente para destinação de terras.
“O governo está focando unicamente na implantação de assentamentos e não no desenvolvimento deles, que consideramos ser muito importante, com assistência técnica e a consolidação, que é a titulação definitiva da terra para o produtor rural.'
O assessor técnico disse ainda que a falta dessa titulação tem trazido insegurança jurídica no campo e citou a publicação de uma série de decretos entre 2023 e 2024 que aumentaram essa insegurança e fragilizaram a titulação de propriedade.
José Henrique Pereira reforçou a importância de se desenvolver os assentamentos ao apresentar dados do censo agropecuário 2017 que mostram que a renda mensal das famílias assentadas é de menos de um salário-mínimo.
“Em 86% dos municípios com assentamentos, a renda média de uma família é menor que um salário-mínimo por mês. Com esses números, e possível dizer que essa política deu certo no Brasil?', questiona. “É preciso promover a inserção produtiva dessas famílias para aumentar a qualidade de vida e promover redução da pobreza.'
Invasão de propriedades – O assessor técnico citou algumas leis que combatem os crimes de esbulho possessório e invasão de terras (Código Penal, Art. 5º da CF, Lei da Reforma Agrária, Código Civil e Código de Processo Civil) e apontou dados de invasões em propriedades rurais nos últimos 20 anos.
“Os dados mostram que houve um salto de invasões entre 2022 e 2023. A CNA tem feito o monitoramento dessas invasões e inclusive lançou uma plataforma de denúncia anônima.'
Pereira elencou algumas sugestões da CNA para reduzir as invasões, entre elas, garantir que o processo de seleção de beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária seja transparente e impessoal, sem a interferência de movimentos sociais e a modernização do processo de obtenção do título para produtor rural.
Fonte: CNA
VEJA TAMBÉM: Governo recebe representantes do setor produtivo de arroz Produção de leite cresce no primeiro trimestre e o que vem por aí? Lula defende Petrobras lucrativa e líder da transição energética
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Produtividade da cana no Centro-Sul cai 3,5% no acumulado abril a maio Federarroz: Governo Federal pede alternativas ao setor arrozeiro sobre importação de arroz Campeão: Produtor colhe 270 sacas de milho por hectare e ganha destaque Exportações de arroz superam 100 mil toneladas em maio, diz Abiarroz Mesmo com safra de inverno menor, déficit de armazenagem de milho persiste em MT Primeiro dia da FEBRASEM destaca segurança genética e qualidade de sementes no Brasil Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
COMENTÁRIOS
PRIMEIRA PÁGINA
