Estudantes de Anaurilândia e Ponta Porã conhecem o Poder Legislativo

CVNEWS/REDAçãO ALMS


Estudantes aprenderam na prática como são realizadas as sessões plenárias

Começa a valer, a partir deste sábado (1º), primeiro dia do ano de 2022, o novo valor do salário mínimo no Brasil, que passa a ser de R$ 1.212 por mês. A mudança foi oficializada ontem (31), último dia de 2021, por meio de uma medida provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.

O novo valor considera a correção monetária pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) de janeiro a novembro de 2021 e a projeção de inflação de dezembro de 2021, estimada pela área técnica do Ministério da Economia. No total, o aumento será de 10,18% em relação ao valor anterior, que era de R$ 1.100.

Os estados também podem ter salários mínimos locais e pisos salariais por categoria maiores do que o valor fixado pelo governo federal, desde que não sejam inferiores ao valor do piso nacional.

O novo mínimo altera o valor de cálculo de benefícios previdenciários, sociais e trabalhistas. No caso das aposentadorias e pensões por morte ou auxílio-doença, os valores deverão ser atualizados com base no novo mínimo. O mesmo vale para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que corresponde a um salário mínimo e é pago a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda. 

Cálculos das contribuições dos trabalhadores ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também serão reajustados. Uma portaria do Ministério da Economia deverá ser publicada, nos próximos dias, com a oficialização dos novos valores.    

Edição: Aline Leal

A interação direta entre o Legislativo e a comunidade escolar facilita a compreensão do civismo, do processo democrático e do papel do Legislativo para o funcionamento do Estado. Estes são alguns dos objetivos que trazem os estudantes à visita institucional na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Na manhã desta terça-feira (11), a Casa de Leis recebeu 110 alunos de escolas públicas de Anaurilândia e Ponta Porã.  

O “Projeto Educacional Conhecendo os Três Poderes” da Escola Estadual Ezequiel Balbino, do Distrito de Vila Quebracho, em Anaurilândia esteve pela segunda vez na ALEMS. “Aqui os alunos podem aprender a prática do que estudamos na em sala de aula. Estou muito satisfeita de poderem assistir a sessão e entender como funciona a votação de leis. Além, da recepção pelos deputados também a orientação dos servidores que nos acompanharam” destacou a Diretora Paloma Bispo Angelis.  Dep. Lidio recebeu os alulnos diante da Galeria de Presidentes

No saguão principal da Assembleia Legislativa, o deputado Lidio Lopes (Patriota) recebeu os alunos do Nova Itamarati e pode compartilhar um pouco da sua experiência na vida pública, além de ressaltar a alegria de receber os alunos. “A expectativa que eles trazem é visível aos olhos e enquanto deputado fico muito feliz porque posso estar junto da juventude e ainda explicar um pouco do nosso trabalho”, disse o deputado Lidio. 

Durante a visita, os estudantes percorreram os corredores, conheceram a estrutura do Poder Legislativo, e acompanharam parte da sessão plenária onde foram mencionados pelo presidente, deputado Gerson Claro (PP). “Agradeço a presença dos estudantes e quero dizer que as nossas portas estão sempre abertas para a população de todo Mato Grosso do Sul”, pontuou. 

A aluna Deise da Silva, do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Nova Itamarati, do município de Ponta Porã, a visita à Assembleia facilita o entendimento do trabalho dos parlamentares estaduais e do que discutem para o nosso Estado. Já para professora Elisandra Tomascheski, responsável pela comitiva, “a intenção é mesmo conhecer a realidade política e potencializar o protagonismo dos estudantes em todo processo político” justifica a professora. Dep. Mara falou sobre o papel dos legisladores 

Na sala multiuso, a deputada Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Casa de Leis, recepcionou os visitantes de Vila Quebracho e destacou “a importância do momento aos alunos no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, proporcionando o entendimento do papel dos legisladores no processo democrático". 

Visitas Institucionais

As visitas institucionais de estudantes de escolas públicas e particulares aproximam o Poder Legislativo da juventude e comunidade escolar. Para agendar a visita institucional guiada é necessário entrar em contato com a Gerência de Cerimonial da ALEMS, por meio do contato: (67) 3389-6359/6232.  



COMENTÁRIOS