Política
Nova Andradina: Após polêmica sobre recebimento de diárias de um vereador, centenas de eleitores saem em defesa do mesmo
CVNEWS/BATANEWS
O Wilson Almeida, de Nova Andradina-MS, que ganhou um Outdoor na área central da cidade expondo seus gastos com diárias recebidas da Câmara Municipal, nos últimos três anos e 11, totalizando R$ 100.766.60, um pouco mais de R$ 2.800,00 por mês, fez com que centenas de eleitores saíssem em defesa do mesmo.
Alguns afirmam que ele é o único que de fato ajuda a comunidade e que não fez nada de ilícito, pois sempre está viajando em benéfico do município. Outros dizem, “É o único que ajuda a comunidade e quando é procurado não foge, sempre busca uma solução para os problemas”. Outros questionam, “porque não puxam as diárias de todos, ele pelo menos ajuda quem de fato precisa, não fez nada de ilícito, se todos recebem, porque ele não pode.
Outros afirmam, esse é meu vereador e vai continuar sendo, pois é prestativo e nos ajuda sempre os menos favorecidos.
O pagamento de verbas indenizatórias, incluindo diárias, para os vereadores é possível desde que exista previsão legal e dotação orçamentária, e neste caso existe na Câmara Municipal de Nova Andradina-MS. Além dessas regras basilares, a concessão de diárias deve atender a fins de interesse público e está relacionada com a atividade do parlamentar. Pelo que levantamos, o edil atendeu esse requisito.
Assim, a participação em eventos, cursos e reuniões que não estejam relacionados com a função parlamentar ou que não agregue valor à atuação do edil, pode ser entendida como sem finalidade pública, o que não é o caso de Wilson Almeida, que sempre justifica suas viagens, haja vista que o ato concessório da diária deve ser justificado e evidenciar o motivo do afastamento provisório do parlamentar da sede do município (representação, participação em evento, reunião de trabalho, visita técnica, etc).